Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia nuclear

Partículas de urânio são de falha técnica, diz Irã

Relatório da ONU havia identificado partículas radioativas em terreno nuclear iraniano

Ali Asghar Soltanieh, enviado do Irã para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), disse que os indícios de urânio enriquecido descobertos em um espaço subterrâneo são de "um problema técnico de rotina", reportou a agência de notícias oficial IRNA. A declaração de Soltanieh é uma resposta ao relatório da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a identificação de partículas radioativas no terreno nuclear iraniano. O urânio iraniano encontrado foi enriquecido para um nível levemente mais próximo do limiar necessário para produção de armas nucleares que o patamar conhecido anteriormente.

A AIEA disse no relatório confidencial obtido pela Associated Press que estava pedindo ao Irã explicação completa sobre as partículas. Mas o relatório foi cuidadoso, evitando fazer qualquer sugestão de que o país estava aumentando intencionalmente o nível de seu enriquecimento de urânio. Analistas e diplomatas disseram que a versão do Irã sobre a falha técnica parecia plausível. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.