• Carregando...
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, líder do partido Likud, aparece com sua esposa Sara para falar a partidários na sede da campanha do partido em Jerusalém no início de 24 de março de 2021, após o fim da votação na quarta eleição nacional em dois anos.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, líder do partido Likud, aparece com sua esposa Sara para falar a partidários na sede da campanha do partido em Jerusalém no início de 24 de março de 2021, após o fim da votação na quarta eleição nacional em dois anos.| Foto: Menahem Kahana / AFP

O partido Likud, do primeiro-ministro de Israel, Benjamin  Netanyahu, conquistou nesta terça-feira (23) as eleições legislativas ainda que sem maioria suficiente para formar governo sozinho, segundo a média das três sondagens mais importantes do país.

De direita, o Likud venceu 30 cadeiras da Knesset (Parlamento), seguido pelo partido Yesh Atid, do centrista Yair Lapid, com 18 cadeiras. Em seguida, praticamente empatados na terceira posição, um grupo de dez legendas que devem fazer entre 9 e 6 deputados.

O partido de Netanyahu precisar de uma maioria de 61 assentos para formar o governo. Os partidos contrários a Netanyahu teriam 59 cadeiras.

O primeiro-ministro poderia, no entanto, formar uma coalizão majoritária de direita com o apoio do líder conservador radical Naftali Bennett.

Bennett, crítico da gestão do primeiro-ministro, assinou no domingo uma declaração na qual assegura que não fará parte de um governo de Lapid, mas sem dizer se uniria a um com Netanyahu.

Os israelenses foram às urnas nesta terça-feira pela quarta vez em dois anos, na esperança de quebrar um ciclo aparentemente interminável de eleições e um impasse político que deixou o país sem orçamento nacional durante a pandemia do novo coronavírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]