• Carregando...

O ex-analista da CIA Edward Snowden permanece no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, sem poder comprar uma passagem para deixar a Rússia pois seu passaporte americano foi cancelado, revelou nesta quarta-feira (26) uma fonte próxima ao fugitivo à agência russa Interfax.

"O passaporte americano de Snowden está cancelado e não há nenhum outro documento que certifique sua identidade. Portanto, não existe outro remédio do que permanecer no terminal de embarque de Sheremetyevo, já que ele não pode nem entrar na Rússia nem comprar uma passagem", explicou a fonte.

O presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu na terça-feira (25) a chegada ao país do homem mais procurado do mundo no momento, mas a imprensa não confirmou até agora sua presença no principal aeroporto internacional da Rússia. apesar de já terem passado quase 72 horas desde sua chegada procedente de Hong Kong.

"Não há dependências secretas no aeroporto. Mas há quartos para o descanso das tripulações e seguranças, também na zona de embarque. O senhor Snowden poderia estar em um desses quartos", disse à Interfax um funcionário de Sheremetyevo.

Na segunda-feira (24), o fundador do Wikileaks, Julian Assange, explicou em uma conferência telefônica com jornalistas que Snowden recebeu um documento de refugiado do governo do Equador para poder viajar.

A Rússia resolveu não entregar o ex-técnico do serviço secreto americano, acusado de espionagem e reivindicado pelos Estados Unidos, apesar da insistência de Washington.

"Só podemos entregar cidadãos estrangeiros para países com os quais temos tratados de extradição de criminosos. Com os Estados Unidos não temos tal tratado", justificou Putin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]