• Carregando...
A prisão de Abu Ghraib é um dos locais onde soldados americanos são acusados de maus tratos a prisioneirs | HA fob ana/Wathiq Khuzaie
A prisão de Abu Ghraib é um dos locais onde soldados americanos são acusados de maus tratos a prisioneirs| Foto: HA fob ana/Wathiq Khuzaie

Depois de 12 anos de batalha política e jurídica, o Pentágono finalmente publicará fotos inéditas de maus-tratos a detentos no Iraque e no Afeganistão nos anos 2000, informou nesta quarta-feira (27) uma das principais ONGs de defesa dos direitos civis nos EUA.

De acordo com a ACLU, 198 imagens devem ser publicadas pelo Pentágono até sexta-feira, no site Freedom of Information Act, da Secretaria de Defesa.

Algumas delas podem estar relacionadas à prisão de Abu Ghraib. Fotos de maus-tratos cometidos por soldados americanos nesta instituição iraquiana já chocaram o mundo.

Desde 2004, por meio da FOIA, a Lei americana de Liberdade de Informação, a ACLU reivindica na Justiça a publicação de 2.000 fotos sobre a degradação no trato de prisioneiros nestes dois países.

O pedido da ACLU foi respondido de forma negativa por vários secretários da Defesa, com a alegação de que o impacto dessas fotos poderia fomentar o ódio contra os soldados americanos.

Em 2009, o Congresso aprovou uma lei que permite ao secretário da Defesa bloquear sua distribuição, se considerar que ameaça a segurança dos americanos.

Em novembro do ano passado, o atual secretário da pasta, Ashton Carter, decidiu suspender o veto sobre 198 dessas imagens. “Não sabemos o que mostram, mas deve ser algo relativamente moderado, já que o governo aceitou torná-las públicas”, comentou o porta-voz da ACLU Josh Bell.

“Continuaremos o processo judicial para obter a publicação das fotos restantes”, garantiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]