
Ouça este conteúdo
Pequim classificou nesta terça-feira (8) de "ignorantes e indelicadas" as declarações do vice-presidente americano, J.D. Vance, ao assegurar que os EUA "pedem dinheiro emprestado de camponeses chineses para comprar coisas que eles mesmos fabricam".
"Estamos chocados e tristes ao ouvir um vice-presidente proferir palavras tão ignorantes e indelicadas", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, em uma entrevista coletiva.
O porta-voz acrescentou que a posição da China sobre as relações econômicas e comerciais com os EUA "já foi claramente expressa".
Os comentários de Vance, feitos em uma entrevista recente defendendo as políticas tarifárias do presidente Donald Trump, foram interpretados na China como desrespeitosos à população rural e ocorrem em um momento de tensões comerciais crescentes entre os dois países.
A nova rodada de tarifas impostas por Washington desencadeou uma cadeia de retaliações por parte de Pequim, que acusa os EUA de "unilateralismo, protecionismo e coerção econômica".
Trump ameaçou impor uma tarifa adicional de 50% se a China não retirar suas taxas, aumentando ainda mais as tensões entre os dois países.
O Ministério do Comércio da China reiterou que "não há vencedores em uma guerra comercial" e advertiu que tomará "contramedidas necessárias" se os EUA persistirem com sua política tarifária.
Enquanto isso, as autoridades chinesas implementaram medidas para estabilizar os mercados e fortalecer a confiança em sua economia.
Conteúdo editado por: Isabella de Paula



