Quito - Brigadas de resgate do Equador encontraram na quarta-feira pertences de dois mineiros que continuam soterrados a 150 metros da superfície em uma mina de ouro no sul do país, renovando a esperança de encontrar os trabalhadores vivos, informaram autoridades.
Após cinco dias de iniciadas as operações de resgate, em um caso que se assemelha ao ocorrido com 33 mineiros no Chile, socorristas conseguiram chegar até o lugar específico onde se supõe que estavam os mineiros que ficaram soterrados desde sexta-feira por causa de um desmoronamento na mina Casa Negra.
O presidente Rafael Correa deve chegar ao local nesta quarta-feira para verificar os trabalhos de resgate.
"Encontramos duas lanternas de mineiro atadas e colocadas dentro de uma bota. Isso nos indica que os mineiros estão aí... e não há nenhum cheiro característico como aquele quando encontramos os dois primeiros corpos", disse à Reuters o subsecretário de Desenvolvimento Mineiro, Jorge Espinosa.
No fim de semana foram encontrados os corpos dos outros dois mineiros atingidos pelo desmoronamento.
Os trabalhadores acabaram soterrados pelo entulho, barro e madeiras que caíram no lugar onde vinha sendo desenvolvida a atividade extrativa.
A mina, operada pela empresa local Minesadco, se encontra a cerca de 400 quilômetros ao sul de Quito, na fronteira com o Peru.
O fato ocorreu a poucos dias do resgate de 33 mineiros no norte do Chile depois de terem ficado quase 70 dias soterrados a 700 metros de profundidade.
- Cinco mineiros resgatados no Chile marcam casamento
- Mineiro boliviano que ficou soterrado por 70 dias ganha emprego e auxílio moradia em seu país
- Todos os 37 mineiros são encontrados mortos em acidente na China
- Mineiros ficam presos após deslize em mina no Equador
- Resgate busca mineiros soterrados no Equador



