• Carregando...
Primeiro-vice-presidente,  Martin Vizcarra, primeira-dama, Nancy Lange, presidente eleito, Pedro Pablo Kuczynski, e segunda-vice-presidente, Martin Vizcarra | CRIS BOURONCLE/AFP
Primeiro-vice-presidente, Martin Vizcarra, primeira-dama, Nancy Lange, presidente eleito, Pedro Pablo Kuczynski, e segunda-vice-presidente, Martin Vizcarra| Foto: CRIS BOURONCLE/AFP

Após a apuração de 100% dos votos, Pedro Pablo Kuczynski alcançou o primeiro lugar na disputa pela Presidência do Peru nesta quinta-feira.Mas o resultado oficial com o anúncio de sua vitória ainda depende da revisão de 0,2% dos votos.

O liberal moderado Kuczynski, do Peruanos Pela Mudança (PPK), obteve 50,12% dos votos, contra 49,88% para a populista de direita Keiko Fujimori, de acordo com o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe).

“É preciso trabalhar muito. Ainda não é totalmente oficial, falta um pouquinho”, disse Kuczynski, em uma breve declaração à imprensa, ao sair de casa, em um bairro nobre de Lima, rumo ao QG de campanha.

“Obrigado, Peru! É hora de trabalharmos juntos pelo futuro do nosso país”, tuitou ele minutos antes.

Conhecido como PPK, o virtual ganhador da eleição presidencial também discursou para seus seguidores em um dos diretórios de campanha.

“Queremos um país unido, conciliado, pronto para dialogar, e não confundamos diálogo com fraqueza. Vamos trabalhar para todos os peruanos”, prometeu.

“Aos meus adversários, lhes ofereço minha maior boa vontade para dialogar (...) Não é uma divisão do Peru entre sul e norte, ou entre serra e costa, somos um único país”, frisou Kuczysnki, consciente de que o país ficou dividido ao meio após a eleição e que é necessário estender pontes e buscar consensos.

O fujimorismo obteve 73 cadeiras de um total de 130 no Parlamento, e o PPK, apenas 18, motivo pelo qual o diálogo será chave para a governabilidade.

Ainda estão pendentes de análise 173 atas, que são enviadas a um júri eleitoral para sua validação. O trâmite deve ser concluído ainda nesta quinta-feira.

Keiko Fujimori ainda não se pronunciou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]