Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tráfico de drogas

Peru segue Equador, Paraguai e Argentina e classifica cartel ligado a Maduro como grupo terrorista

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, apontado pelos EUA como líder do Cartel de los Soles (Foto: Setor de Imprensa do Palácio de Miraflores/EFE)

Ouça este conteúdo

O Congresso do Peru aprovou nesta quarta-feira (3), com 73 votos a favor, 27 contrários e cinco abstenções, que o país declare o venezuelano Cartel de Los Soles como uma organização terrorista.

Segundo comunicado do Legislativo peruano, a moção foi encaminhada à presidente Dina Boluarte para que adote “as medidas necessárias nas áreas de política externa, segurança e defesa nacional, para que o Peru se una à comunidade internacional no combate frontal a essa organização criminosa”.

“Devemos estabelecer uma posição sobre o assunto para que possamos, então, gerar os elementos necessários para defender nossa soberania e integridade e evitar que a população seja prejudicada pelas ameaças que estão surgindo”, declarou o deputado Jorge Montoya Manrique, um dos autores da proposta.

O parlamentar citou que, além da Venezuela, Cuba também representa uma ameaça narcoterrorista na América Latina.

Na semana passada, o governo da Argentina havia anunciado que também designou o Cartel de Los Soles como organização terrorista, como Equador e Paraguai haviam feito dias antes.

Os Estados Unidos, que classificaram o cartel como uma entidade terrorista global especialmente designada, acusam o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, de ser o líder do grupo criminoso.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.