Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
prisão

Peru prende líder do Sendero Luminoso; dois mortos, diz mídia

Savitzky disse que o líder rebelde é suspeito de ter comandado grupos guerrilheiros em dois confrontos armados contra a polícia nos últimos anos, nos quais 11 policiais e uma autoridade local morreram

A polícia peruana prendeu um importante comandante da guerrilha maoísta Sendero Luminoso em uma operação que resultou na morte de dois suspeitos guerrilheiros, de acordo com a mídia local.

Edgar Mejía, também conhecido como "Companheiro Izula", foi detido na noite de quarta-feira, disse o chefe de polícia da região de Huallaga, Marlon Savitzky, segundo o site Peru 21.

Savitzky disse que o líder rebelde é suspeito de ter comandado grupos guerrilheiros em dois confrontos armados contra a polícia nos últimos anos, nos quais 11 policiais e uma autoridade local morreram.

Nas principais regiões produtoras de coca do Peru, o Alto Huallaga, o Ene e os Vales do Rio Apurimac, a polícia e o Exército entram em confronto frequentemente com traficantes de cocaína ligados ao Sendero Luminoso, grupo que protagonizou uma violenta guerra contra o governo nos anos 1980 e 1990.

Apesar de a maioria dos líderes do grupo ter sido presa e de o Sendero Luminoso não possuir mais condições de desestabilizar o governo, as forças de segurança do Peru consideram as regiões produtoras de coca como regiões em conflito que ainda precisam ser pacificadas.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.