Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sismo

Peru registra seis feridos após terremoto na região de Arequipa

Tremor de 6,9 graus na escala Richter provocou deslizamentos de terra, interrupção no fornecimento de energia elétrica e bloqueios nas rodovias

Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter atingiu nesta quarta-feira (25) a região de Arequipa, no Peru, e deixou seis feridos, além de provocar deslizamentos de terra, interrupção no fornecimento de energia elétrica e bloqueios nas rodovias.

O presidente do Peru, Ollanta Humala, que está em Nova York para a Assembleia Geral da ONU, antecipou seu retorno ao país para atender à emergência causada pelo terremoto.

"Estamos acelerando as atividades para poder viajar o mais rápido possível, provavelmente amanhã. Felizmente o que nos tranqüiliza é que não houve vítimas e o governo já está atuando", declarou a uma rádio peruana.

O chefe da Defesa Civil já foi para a região do terremoto, que causou o desmoronamento de um número ainda não sabido de casas, afundamento de vias em vários distritos da província de Caravelí, onde estava o epicentro do tremor.

O presidente Humala informou que "não há neste momento uma situação que fuja do controle".

No distrito de Endoidece uma parte da estrada Pan-Americana Sul afundou, o que provocou o corte do trânsito em dois quilômetros dessa importante via, confirmou a polícia de Estradas.

O forte tremor aconteceu as 11h42 (local, 13h42 em Brasília) em Arequipa e, com menor intensidade, em várias cidades, como Lima, Moquegua, Ica, Tacna e Huancavelica.

De acordo ao relatório do Instituto Geofísico Peruano (IGP), o epicentro do terremoto estava a 64 quilômetros ao sul do distrito de Lombadas, província de Caravelí, na região Arequipa, a uma profundidade de 30 quilômetros.

O último terremoto de grande magnitude, de 7,9 graus, aconteceu em 2007 na região de Ica e deixou 500 mortos e causou milionárias perdas econômicas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.