• Carregando...

Segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Centro de Pesquisa Pew, 63% dos americanos apoiam a decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de restabelecer relações diplomáticas com Cuba depois de mais de meio século de bloqueio à ilha.

Além disso, de acordo com a pesquisa, 66% dos americanos apoiam o fim do embargo econômico contra Cuba, que limita as trocas comerciais com o país desde 1961.

No entanto, ainda existe "um amplo ceticismo" sobre se o degelo das relações entre os dois países conduzirá a uma maior democracia na ilha.

A pesquisa indicou que apenas um terço dos americanos acredita que Cuba será mais democrática nos próximos anos, e 60% acha que a situação política será mantida.

Por partidos, a decisão de Obama desperta um maior apoio entre os simpatizantes do Partido Democrata (74%). Entre os independentes, este índice é de 67%.

Em relação ao fim do embargo, o percentual é o mesmo para os dois grupos. Segundo o Centro de Pesquisa Pew, os americanos favoráveis ao fim das sanções argumentam que a medida "ajudaria as companhias locais a fazer negócios em Cuba e as empresas cubanas a negociar com os Estados Unidos".

Entre os simpatizantes do Partido Republicano, que conta com vários congressistas de ascendência cubana, a questão está mais dividida.

Somente 40% dos republicanos aprova a reaproximação com Cuba, enquanto 48% a desaprova. Em relação ao embargo, 47% dos republicanos acham que ele deve acabar, e 47% são contrários a esta medida.

A pesquisa foi feita entre 7 e 11 de janeiro, quando os EUA já tinham anunciado o início da normalização das relações diplomáticas e comerciais com Cuba. O centro entrevistou 1.504 adultos de todo o país.

Hoje entram em vigor as medidas anunciadas ontem pelo governo americano para suavizar algumas sanções que limitavam as viagens de americanos para Cuba e restringiam intercâmbios de bens e capital com a ilha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]