Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ciência

Pesquisa revela funcionamento do senso de navegação dos tubarões

Analisando o rastreamento de alguns tubarões, os ecologistas descobriram que, enquanto algumas espécies nadam em um padrão "aleatório", outros são capazes de capturar suas presas usando uma "rota direta"

Foto de arquivo de 2007 mostra Tubarão-baleia de aproximadamente 6 metros | Scott Tuason /AFP
Foto de arquivo de 2007 mostra Tubarão-baleia de aproximadamente 6 metros (Foto: Scott Tuason /AFP)

Algumas espécies de tubarão conseguem navegar para locais específicos a mais de 50 quilômetros de distância, de acordo com um estudo publicado esta semana pelo "Journal of Animal Ecology" da Sociedade Ecológica Britânica. Analisando o rastreamento de alguns tubarões, os ecologistas descobriram que, enquanto algumas espécies nadam em um padrão "aleatório", outros, como os tubarões-tigres, são capazes de capturar suas presas usando uma "rota direta", nadando por longas distâncias no oceano aberto, geralmente à noite.

Os tubarões otimizam padrões de busca para encontrar alimentos, companheiros e segurança. Em locais novos, dos quais não são familiares, eles usam diferentes tipos de "andar aleatório". No entanto, muitos animais ocupam grandes áreas onde vão desenvolver mapas mentais dos recursos e usar "rotas diretas" (movimentos para locais já conhecidos).

Os pesquisadores conseguiram distinguir as formas de "andar" dos tubarões reparando na forma dos movimentos do peixe em diferentes escalas espaciais. O estudo comparou a distância que os peixes cumpriram com estimativas, feitas por modelos, de como avançariam num ritmo mais aleatório.

- Nossa pesquisa mostra que, às vezes, os tubarões-tigres e os tubarões-raposas não nadam aleatoriamente, e sim para regiões específicas. Resumindo, eles sabem para onde vão - explicou Yannis Papastamatiou, pesquisadora do Museu de História Nacional da Flórida e autora principal do estudo. - Ficamos surpresos com a diferença no modo de nadar do tubarão-raposa jovem e o adulto, que cumpre suas distâncias de forma muito mais rápida e direta. Acreditamos que isso ocorre porque os adultos aprenderam a se movimentar mais efetivamente do que os jovens, ou desenvolveram mapas mentais das áreas em que vivem.

Os tubarões têm habilidades sensoriais impressionantes. Contam com boa audição, visão e olfato e podem detectar certas substâncias químicas - mesmo quando presentes em concentrações muito baixas -, assim como sons de baixa frequência a centenas de metros de distância. Há evidências cada vez mais sólidas de que esses peixes navegariam tendo como base o campo magnético do planeta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.