O Prêmio Ig Nobel, a maior láurea humorística da ciência, escolheu como vencedores em 2014 o biólogo que se fantasiou de urso polar para estudar renas no Ártico e o grupo que descobriu que cães tendem a alinhar o corpo com o campo magnético da Terra quando estão defecando.
Entregue em cerimônia ontem à noite na Universidade de Harvard, em Cambridge (EUA), o prêmio teve a comida como tema anual. Foram dez trabalhos laureados, em categorias aleatórias.
As vencedoras do Ig Nobel de Nutrição foram Raquel Rubio e suas colegas do Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar da Catalunha. Elas criaram uma cultura de bactérias isoladas em fezes de bebês para uso na fabricação de linguiça fermentada.
Encarando a premiação com bom humor, a maioria dos premiados compareceu à cerimônia para receber o prêmio pessoalmente. A única instituição vencedora que não se manifestou foi o governo da Itália, premiado na categoria economia por pedir a países europeus que incluam prostituição e tráfico de drogas no cálculo do crescimento econômico regional.



