Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alimentos

Pesquisadores encontram DNA de ratos e de humanos em hambúrgueres

Materiais genéticos foram encontrados durante pesquisa com 258 hambúrgueres. Estudo diz que pequenas quantidades de DNA “alheio” são aceitáveis

Estudo dos hambúrgueres foi feita nos Estados Unidos pela empresa de análise de alimentos Clear Labs. | /Pixabay
Estudo dos hambúrgueres foi feita nos Estados Unidos pela empresa de análise de alimentos Clear Labs. (Foto: /Pixabay)

Após testar 258 hambúrgueres, um estudo descobriu três produtos com DNA de ratos e um com DNA humano, além de dois que em teoria eram vegetarianos, mas na prática continham indícios de carne.

A pesquisa foi desenvolvida nos Estados Unidos pela Clear Labs, empresa de análise de alimentos, e não identificou as marcas examinadas. As informações são do jornal britânico The Independent.

“Ingredientes extras”

Segundo o jornal, o relatório apresentado pela empresa explica que o DNA humano provavelmente foi detectado pela mistura acidental de cabelos, pele ou unhas no processo de fabricação do hambúrguer.

Apesar da situação causar estranhamento, a pesquisa diz que pequenas quantidades de DNA “alheio” são aceitáveis nos produtos.

O estudo também levantou que 4,3% dos hambúrgueres analisados continham DNA patógeno, que pode causar intoxicação alimentar.

Outros problemas apontados incluíram um hambúrguer “de feijão” que não possuía feijão e 12 hambúrgueres contendo pelo menos 100 calorias a mais do que no rótulo.

Colaborou: Cecília Tümler

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.