• Carregando...
O paleontólogo Sebastian Apesteguia posa com a pegada gigantesca | Reprodução/CNN
O paleontólogo Sebastian Apesteguia posa com a pegada gigantesca| Foto: Reprodução/CNN

Um vizinho brasileiro foi palco de uma importante descoberta paleontológica na última semana. Na Bolívia, pesquisadores encontraram a maior pegada de um dinossauro carnívoro que se tem notícia, medindo 1,15 metro. Até então, o recorde era de 1,10 metro e havia sido registrado no estado norte-americana do Novo México, segundo o paleontólogo argentino Sebastian Apesteguia.

Leia também: Dinossauros “cortejavam as amadas” ao demonstrarem que sabiam fazer ninhos

A primeira pessoa a se deparar com a pegada fossilizada foi o guia turístico Grover Marquina, enquanto fazia uma trilha pela Cratera do Vulcão Maragua, a cerca de 65 quilômetros da cidade de Sucre, no dia 19 de julho.

Apesteguia conta que o tamanho da pegada impressionou muito os cientistas, uma vez que esses registros têm de 85 centímetros a 1 metro de comprimento. De acordo com o pesquisador, a pegada foi feita, provavelmente, por um Abelissauro, espécie de dinossauro carnívoro e bípede que habitou a Terra há cerca de 70 milhões de anos.

A quebra do recorde, porém, não foi o fator mais importante ligado à descoberta. Segundo Apesteguia, a pegada prova que dinossauros de grande porte viveram na América do Sul durante o período Cretáceo - conhecido como a última etapa da chamada “Era dos Dinossauros” -, fato que era ignorado até então.

Colaborou: Mariana Balan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]