• Carregando...

Existem três formas da doença no ser humano:

A forma bubônica, transmitida pela contaminação da pele através da picada das pulgas ou contato de pele ferida com a pele dos animais ou seu sangue. A principal característica dessa forma é a presença dos bubões, ou linfonodos aumentados de tamanho vistos sob a pele.

A forma pulmonar, que acomete diretamente os pulmões e a transmissão passa a ser feita diretamente, pela eliminação de bactérias pela tosse, de um ser humano a outro.

Existe ainda uma forma septicêmica, onde a bactéria prolifera no sangue.

Durante a idade média uma doença infecciosa varreu o mundo. Era a chamada Peste Negra ou Peste Bubônica. Para quem pensa que essa doença faz parte da história a Organização Mundial da Saúde registrou em 2006 um surto na República Democrática do Congo.

A doença atingiu uma área de mineração de diamantes no noroeste do Congo, região de difícil acesso e instável politicamente com ação de grupos de guerrilheiros.

Segundo informações de um time avançado de médicos de uma ONG, o grupo de mineradores atingido tinha cerca de mil pessoas, que se espalharam pela selva e vilas próximas.

A peste é uma doença causada por uma bactéria chamada de Yersinia pestis. Essa bactéria existe na natureza, habitando roedores como ratos e infectando seus parasitas como as pulgas.

A doença se espalha ao ser humano através da ação dos insetos ou pelo contato com substâncias contaminadas pela bactéria eliminada pelos roedores.A evolução da doença é rápida e após um período de incubação médio de uma semana. Após a manifestação da doença a evolução para piora e morte é rápida, levando alguns pouco dias.

O tratamento com antibióticos, felizmente, é simples e eficiente, desde que aplicado precocemente.

O que torna o surto da doença no Congo importante é o fato de que apesar de todos os avanços tecnológicos da medicina não fomos capazes de resolver problemas como esse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]