Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tarifaço

Conselheiro de Trump prevê “fim dos EUA” se Suprema Corte derrubar tarifas

peter navarro fim dos eua tarifas
Peter Navarro, conselheiro de Donald Trump, fala à imprensa no início de agosto de 2025. (Foto: Will Oliver/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Peter Navarro, conselheiro do presidente Donald Trump, afirmou que, se a Suprema Corte confirmar a recente decisão judicial que considerou inconstitucional boa parte do tarifaço de Trump, “será o fim dos Estados Unidos”. Navarro concedeu entrevista ao canal Fox News e defendeu a taxação de importações, afirmando que ninguém pretendia torná-las permanentes. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Na sexta-feira, o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito Federal, em Washington, decidiu que a recente elevação de tarifas com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (Ieepa, na sigla em inglês) era ilegal porque o déficit comercial dos EUA com outros países não constituiria uma emergência. A corte não analisou tarifas sobre importações de automóveis, peças automotivas, aço e alumínio, elevadas por meio da Lei de Expansão Comercial. Mesmo no caso das tarifas consideradas ilegais, no entanto, o Tribunal de Apelações determinou que elas não seriam derrubadas imediatamente, dando até 14 de outubro para o governo renegociar as tarifas ou recorrer à Suprema Corte.

Na entrevista, Navarro rebateu o argumento, afirmando que o “déficit comercial é absolutamente devastador para este país”, bem como a onda de consumo de fentanil, que o governo usa como justificativa para taxar produtos vindos da China, Canadá e México – se os três países adotarem medidas efetivas para impedir a entrada da droga nos EUA, as tarifas podem ser retiradas, afirmou o assessor. Do contrário, e se a Suprema Corte confirmar o veredito do Tribunal de Apelações, “o presidente Trump estará certo e será o fim dos Estados Unidos”, completou Navarro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.