
Ouça este conteúdo
Um petroleiro americano e um cargueiro português estão em chamas após colidirem na manhã desta segunda-feira (10) na costa da cidade de Hull, em East Yorkshire, no nordeste da Inglaterra.
Imagens transmitidas pela emissora pública britânica BBC, recebidas de testemunhas no local, mostram o que parecem ser as duas embarcações cercadas por uma espessa fumaça e vários focos de chamas.
A Real Instituição de Botes Salva-Vidas (RNLI, na sigla em inglês) disse que a tripulação conseguiu abandonar os barcos, mas suas condições são desconhecidas.
O gerente do porto de Grimsby, Martyn Boyers, confirmou que 32 vítimas da colisão foram levadas para terra e advertiu que alguns membros da tripulação ainda podem estar desaparecidos.
Por sua vez, a ministra dos Transportes britânica, Heidi Alexander, expressou preocupação em sua conta no X e afirmou que está em contato com os serviços de resgate para ver como a situação se desenvolve. "Gostaria de agradecer aos profissionais dos serviços de emergência pelos esforços em responder ao incidente", declarou.
O site Navy Lookout, que fornece análises independentes da Marinha britânica, relatou no X que o petroleiro MV Stena Immaculate estava pegando fogo após ser atingido pelo navio porta-contêineres MV Solong enquanto estava ancorado no estuário do Humber, a cerca de 16 quilômetros do continente.
Outros portais de rastreamento marítimo, como o Marine Traffic Data, indicam que o MV Stena Immaculate, que partiu do porto grego de Agioi Theodoroi, está sob bandeira dos EUA, enquanto o Solong, que saiu do porto escocês de Grangemouth com destino à Holanda, está sob bandeira portuguesa.
A Guarda Costeira britânica confirmou que mobilizou vários veículos de assistência, incluindo alguns com capacidade de combate a incêndios, após receber o alerta às 9h48 (horário local, 6h48 de Brasília).
Conteúdo editado por: Isabella de Paula



