Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Israel

Piora estado do ex-premiê israelense Ariel Sharon, diz hospital

O ex-primeiro-ministro de Israel, de 85 anos, está em coma desde janeiro 2006, quando sofreu um grave acidente vascular cerebral

Uma das figuras mais icônicas e controversas de Israel, o líder de direita foi eleito primeiro-ministro pela primeira vez em 2001 | REUTERS/David Furst
Uma das figuras mais icônicas e controversas de Israel, o líder de direita foi eleito primeiro-ministro pela primeira vez em 2001 (Foto: REUTERS/David Furst)

O estado de saúde do ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, em coma há oito anos por causa de um derrame, se agravou e parece irreversível, segundo boletim médico divulgado na quinta-feira.

"Não sou profeta, mas a sensação dos seus médicos e seus filhos ... é de que há uma mudança para pior", disse Zeev Rotstein, diretor do Centro Médico Sheba, em Jerusalém, a jornalistas.

Rotstein disse, ao divulgar o primeiro boletim médico oficial após relatos de que Sharon estaria sofrendo de insuficiência renal, que os médicos preveem a partir de agora uma deterioração em vários órgãos vitais.

"Estamos definido sua condição como crítica, e definitivamente há uma ameaça à sua vida", disse ele. "A sensação de todos ... é que esse declínio é muito sério."

Sharon, de 85 anos, ex-general e líder da direita, está em condição vegetativa desde o derrame que sofreu em janeiro de 2006, quando ainda comandava o governo.

Uma tomografia feita há um ano detectou alguma atividade cerebral quando médicos mostravam a Sharon fotos da sua família e lhe pediam para pensar na sua casa. Mas os neurologistas disseram na ocasião que não havia chance de ele despertar do coma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.