Piratas somalis sequestraram um navio grego e outro ucraniano neste sábado (2).
Os piratas afirmaram que estão levando o navio ucraniano,sequestrado no oceano Índico com uma carga que inclui veículos da Organização das Nações Unidas (ONU), para a cidade costeira somali de Haradheere.
"Sequestramos um navio carregando equipamento industrial, incluindo carros brancos com o logotipo da ONU, nossos amigos estão a bordo", afirmou um pirata que diz se chamar Hussein à Reuters por telefone, de Haradheere.
Representantes marítimos e da ONU não estavam imediatamente disponíveis para confirmar o sequestro.
Pistoleiros também sequestraram um cargueiro grego, o MT Ariana, com tripulação de 24 ucranianos, segundo Andrew Mwangura, do Programa de Assistência ao Marinheiro do Leste Afriano disse à Reuters.
"O MT Ariana foi tomado às 23h (horário de Brasília) ao norte de Madagascar em rota ao Oriente Médio partindo do Brasil. A tripulação ucraniana não teria sido ferida", afirmou.
O navio, que circulava com bandeira de Malta, pertence à All Oceans na Grécia e é administrado pela londrina Seven Seas Maritime.
Piratas somali fortemente armados ampliaram os ataques no oceano Índico e no Golfo de Aden, capturando dezenas de embarcações, sequestrando centenas de reféns e pedindo milhões de dólares em resgates.



