Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Laboratório

Planeta em perigo

 | Johannes Eisele/Reuters
(Foto: Johannes Eisele/Reuters)

São Paulo - Um planeta gigante recém-descoberto, Wasp-18b, que completa uma órbita inteira em menos de um dia, pode estar prestes a ser engolido por sua estrela-mãe. A meros 2 milhões de quilômetros dela – um vigésimo da distância entre o Sol e a Terra –, o planeta sofre tantas deformações gravitacionais que deve estar espiralando para dentro, em vez de orbitar normalmente, diz um estudo. "Fazendo as contas, a colisão do planeta com a estrela deve ocorrer daqui a uns 500 mil anos’’, diz Andrew Cameron, da Universidade de St. Andrews (Reino Unido). "Isso é uma parcela minúscula da vida da estrela. Achamos que ela tem 1 bilhão de anos, então deveria haver só uma chance em 2.000 de vermos uma estrela assim nesse momento de sua vida.’’ A descoberta será importante mesmo que a atual hipótese se prove errada. Se o planeta não estiver espiralando para dentro, porém, pode ser que teorias atuais sobre o efeito maré – a deformação de um objeto que orbita outro – tenham algum erro.

Folhapress

* * * * *

Alemanha descobre estátua do tempo do Império Romano (foto)

Arqueólogos alemães revelaram na última quinta-feira a descoberta de uma cabeça de cavalo de bronze e ouro que acreditam ser um vestígio de uma estátua romana de 2 mil anos.

Uma equipe de escavações em uma antiga cidade romana perto de Waldgirmes, no centro da Alemanha, encontrou a cabeça junto ao pé de um cavaleiro no dia 12 de agosto. "Esta escultura de bronze está entre as melhores peças já encontradas na área do antigo Império Romano", disse Eva Kuehne-Hoermann, ministra de Estado para Ciência em Hesse, durante o anúncio em Frankfurt.

Especialistas dizem que a estátua data de 3 ou 4 a.C. quando o posto romano perto de Waldgirmes foi estabelecido, e provavelmente representa o imperador Augustus.

Após derrotar os romanos na batalha de Teutoburg em 9 d.C., tribos alemãs destruíram a estátua e enterraram a cabeça, afirmaram arqueólogos. "Em nenhum outro lugar há uma descoberta desta forma ou qualidade", disse Kuehne-Hoermann. A rédea do cavalo é ornamentada com imagens de Marte, Deus da guerra, e Victoria, que personifica vitória.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.