Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Planta reduz risco de pegar resfriado

Conhecida por suas qualidades medicinais, a equinácea pode ser usada no tratamento da gripe

Vídeo: | RPC TV
Vídeo: (Foto: RPC TV)

Londres – A planta conhecida como equinácea poderia reduzir em 58% a probabilidade de se contrair um resfriado, segundo uma análise publicada na edição de julho da revista médica The Lancet Infectious Diseases. A equinácea também poderia reduzir em 1,4 dia a média de duração de um resfriado, indica o estudo, elaborado por uma equipe dirigida por Craig Coleman, da Faculdade de Farmácia do Hospital Hartford, de Connecticut (EUA). Para o estudo, os especialistas realizaram uma meta-análise – trabalho que combina os resultados de testes prévios.

Os autores chegaram à conclusão que, ingerida para prevenir um resfriado comum, a equinácea é capaz de reduzir sua incidência em 65%. No entanto, se os pacientes forem inoculados diretamente com o rinovírus (causa mais comum dos resfriados), a planta reduz em apenas 35% a incidência da doença. "Dado que há 200 vírus capazes de causar o resfriado comum, a equinácea poderia ter um efeito bem mais limitado contra o rinovírus, mas muito maior contra outros vírus", afirmam os cientistas. A equinácea é um grupo de nove espécies de plantas interrelacionadas da América do Norte, das quais as três mais conhecidas por suas qualidades terapêuticas são a Echinacea angustifolia, a Echinacea pallida e a Echinacea purpurea. Os especialistas descobriram que, atualmente, estão disponíveis mais de 800 produtos que contêm a equinácea, e que diversas partes da planta – flor, caule ou raiz – são utilizadas na elaboração deles. Essas três espécies de equinácea contêm os mesmos componentes, mas em diferentes concentrações. Os pesquisadores concluíram que três desses componentes – alcamidas, ácido chicórico e polissacárides – podem induzir um processo de imunoestimulação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.