Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova geração

Poderoso vice-presidente chinês deve se aposentar

O segundo homem na linha de comando da China depois do presidente Hu Jintao deverá se aposentar durante uma reunião do Partido Comunista na semana que vem, enquanto dois líderes regionais mais jovens ascenderão como potenciais líderes da próxima geração.

A iminente aposentadoria do vice-presidente Zeng Qinghong será bem-vinda para Hu, já que ele pretende consolidar seu poder durante o Congresso do Partido Comunista. O Congresso acontece a cada cinco anos e será o 17o desde a fundação do partido, em 1921, e o mais importante evento político da China este ano.

Zeng deverá deixar seu assento no alto escalão do poder, o Comitê do Politburo, durante a abertura do Congresso, na segunda-feira, informaram três fontes anônimas independentes.

O fortalecimento de seu poder permitirá que Hu acelere sua iniciativa de equilibrar o crescimento econômico -que tem sido rápido mas irregular- melhorar a vida dos camponeses, criar uma rede de segurança social, deter a degradação ambiental e promover políticas "justas."

Hu vem anunciando sua política de "desenvolvimento científico" para tentar corrigir a trajetória do governo anterior, de Jiang Zemin, que conquistou altas taxas de crescimento às custas do meio ambiente. As fontes também afirmaram que dois líderes provinciais, na casa dos 50 anos - Xi Jinping e Li Keqiang - deverão surgir como sucessores a Hu e ao primeiro-ministro Wen Jiabao.

A linha sucessória será anunciada em uma reunião da nova elite do Comitê Central, que ocorrerá depois do Congresso.

Zeng, quinto na hierarquia do Partido, mas na prática com muito mais poder, ofereceu-se para afastar-se por causa de limites de idade, disseram as fontes. Ele tem 68 anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.