
Ouça este conteúdo
Andrew Mountbatten-Windsor, irmão do Rei Charles III, foi preso sob suspeita de má conduta em cargo público, segundo informações da BBC.
A emissora destacou a presença do que pareciam ser veículos policiais descaracterizados na manhã desta quinta-feira (19) em Sandringham, Norfolk, onde o ex-príncipe está morando desde que saiu de sua casa em Windsor.
O antigo membro da realeza britânica perdeu o título devido ao envolvimento com o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein e agora enfrenta inúmeras acusações.
A emissora informou que as autoridades conseguiram um avanço significativo na investigação dos arquivos de Epstein, que remontam à época em que Andrew era um enviado especial do Reino Unido. Ele é investigado por supostamente ter repassado informações de Estado a Epstein.
Desde que o Departamento de Justiça dos EUA começou a divulgar os milhares de arquivos sobre Jeffrey Epstein, a família real britânica tem enfrentado forte pressão devido à suposta ligação do ex-príncipe com o financista e seus crimes.
Andrew foi acusado de agredir sexualmente Virginia Giuffre, a principal testemunha de acusação do caso Epstein, quando era menor de idade. Sua família afirmou que ela morreu por suicídio aos 41 anos de idade. O ex-membro da família real nega todas as acusações contra ele.
Reação do rei
O rei Charles III deu declarações nesta quinta sobre a prisão do irmão, afirmando que recebeu a notícia com "profunda preocupação".
À BBC, ele disse que "o que se segue agora é o processo completo, justo e adequado pelo qual esta questão será investigada de forma apropriada e pelas autoridades competentes". O monarca acrescentou que, neste aspecto, elas [autoridades] têm nosso apoio e cooperação total e incondicional.
Ele evitou dar mais declarações, visto que o processo ainda está em andamento.
Veja declaração completa da polícia
A Polícia do Vale do Tâmisa divulgou uma declaração pública, sem citar o nome de Andrew.
"Como parte da investigação, prendemos hoje (19/2) um homem de sessenta e poucos anos de Norfolk sob suspeita de má conduta em cargo público e estamos realizando buscas em endereços em Berkshire e Norfolk. O homem permanece sob custódia policial neste momento.
Não divulgaremos o nome do homem detido, conforme as diretrizes nacionais. Lembramos também que este caso está em andamento, portanto, qualquer publicação deve ser feita com cautela para evitar desacato ao tribunal.
O chefe de polícia adjunto Oliver Wright disse: 'após uma avaliação minuciosa, abrimos uma investigação sobre esta alegação de má conduta em cargo público.
É importante que protejamos a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com os nossos parceiros para investigar este alegado crime.
Entendemos o significativo interesse público neste caso e forneceremos atualizações no momento oportuno".
VEJA TAMBÉM:




