• Carregando...
protesto minneapolis
Gás lacrimogêneo é disparado enquanto manifestantes se enfrentam com a polícia| Foto: Stephen Maturen / Getty Images / AFP

Manifestantes e a polícia entraram em confronto na noite de terça-feira (26) em Minneapolis, em Minnesota, nos Estados Unidos. Várias pessoas tomaram as ruas da cidade para protestar contra a morte de George Floyd, um homem negro desarmado que foi morto nesta segunda-feira (25) sob a custódia da polícia.

A polícia lançou balas de borracha, gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral em alguns manifestantes, que por sua vez foram vistos quebrando janelas de carros da polícia e atirando pedras, segundo relatos da imprensa americana.

O protesto começou depois da divulgação de um vídeo da ação policial que terminou com a morte de Floyd, 46. Na cena, um policial aparece forçando seu joelho sobre o pescoço da vítima, que avisa diversas vezes que não está conseguindo respirar. Floyd, já desmaiado, foi levado em uma ambulância para um centro médico, mas acabou falecendo logo em seguida.

A abordagem policial foi feita sob a suspeita de que Floyd estaria tentando comprar algo com uma nota de US$ 20 falsificada em uma loja de conveniência. No vídeo, gravado por alguém que passava pelo local, pessoas ao redor pedem que o policial solte o pescoço de Floyd. Nenhuma arma foi apreendida na abordagem. Os policiais afirmam que ele resistiu à prisão.

Policial de Minneapolis, Minnesota, prende George Floyd | FOTO: Facebook/Darnella Frazier / AFP
Policial de Minneapolis, Minnesota, prende George Floyd | FOTO: Facebook/Darnella Frazier / AFP| AFP

O FBI, a polícia federal americana, iniciou uma investigação sobre a morte de Floyd. Quatro policiais do Departamento de Polícia de Minneapolis que participaram da abordagem foram demitidos. Mas a família de Floyd pede que eles sejam julgados por assassinato.

"Ser negro na América não deve ser uma sentença de morte", afirmou o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, que disse que o policial usou uma ação não autorizada contra Floyd. "Por cinco minutos, vimos um policial branco pressionar o joelho no pescoço de um negro. Cinco minutos. Quando você ouve alguém pedindo ajuda, você deve ajudar. Esse oficial falhou no sentido humano mais básico".

Manifestantes protestam contra morte de George Floyd | FOTO: Stephen Maturen/Getty Images/AFP
Manifestantes protestam contra morte de George Floyd | FOTO: Stephen Maturen/Getty Images/AFP| AFP

O protesto começou à tarde, de maneira pacífica, quando centenas de pessoas se reuniram perto do local onde Floyd foi abordado. A União Americana das Liberdades Civis de Minnesota, um dos organizadores do protesto, pediu que os manifestantes respeitassem o distanciamento social. Uma manifestante disse ao Washington Post: "É assustador vir aqui em meio à pandemia, mas como eu poderia ficar afastada?". A multidão aumentou enquanto os manifestantes marchavam até a frente da delegacia onde os policiais envolvidos no incidente trabalhavam. Foi ali que o confronto com os policiais teve início.

Segundo a BBC, a polícia disse que uma pessoa sofreu ferimentos não letais, mas não deu mais detalhes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]