• Carregando...

A polícia de Londres desativou nesta sexta-feira uma bomba em um carro abandonado no distrito de teatros da cidade e lançou uma investigação antiterrrorista.

A bomba foi encontrada dentro de uma Mercedes verde clara deixada na frente de um clube noturno nas primeiras horas desta sexta-feira, disseram testemunhas, segundo oficiais da polícia. A polícia minimizou as notícias de que a bomba era de "grande porte".

As testemunhas disseram que o motorista dirigiu de maneira "errática" antes de bater em latas de lixo na frente do clube e fugir. Seguranças do local viram o que pareciam ser compartimentos de gás dentro do veículo e chamaram a polícia.

A área foi isolada por volta das 2h (22h de Brasília) e a bomba foi encontrada, segundo a polícia Metropolitana.

"Eles descobriram o que parece ser um aparato com potencial explosivo. Ele foi neutralizado", disseram, acrescentando que o caso está sendo investigado pelo setor de contraterrorismo.

A descoberta acontece horas depois de o novo primeiro-ministro, Gordon Brown, ter nomeado seu gabinete para assumir o posto de Tony Blair. O caso é o primeiro grande desafio de Brown e principalmente para a sua nova secretária do Interior, Jacqui Smith.

Smith comandará nesta sexta-feira um encontro do principal comitê de emergência do governo, chamado Cobra, afirmou Brown.

"A primeira obrigação de um governo é a segurança do povo e, como a polícia e os serviços de segurança disseram em tantas ocasiões, enfrentamos uma ameaça séria e contínua contra o nosso país", disse Brown a repórteres.

"Este incidente relembra a necessidade de estarmos vigilantes o tempo todo e de o público estar alerta."

A segurança ao redor do Parlamento foi reforçada e a polícia está revistando motoristas de veículos que entram no complexo.

O alerta de bomba acontece quase dois anos depois que uma série de ataques suicidas no sistema de transporte de Londres matou 52 pessoas, na primeira ação suicida islâmica na Europa ocidental. Desde então, Londres vive sob tensão.

AL QAEDA?

Uma fonte de segurança disse que uma ligação com a Al Qaeda não pode ser descartada, destacando que a ameaça do terrorismo islâmico é a principal razão de o nível de ameaça oficial britânico ser "severo", o segundo mais alto.

"Numericamente falando, a Al Qaeda é uma forte possibilidade mas é muito cedo para atribuir especificamente", disse a fonte, dizendo que também seria errado descartar opções domésticas.

O serviço de inteligência MI5 disse no ano passado acreditar que radicais islâmicos estariam planejando pelo menos 30 grandes ataques na Grã-Bretanha e que estava perseguindo cerca de 1.600 suspeitos.

Uma grande área na zona central de Londres conhecida pelos cinemas e teatros continuava fechada horas depois de a bomba ter sido encontrada. Policiais disseram que pode levar mais algumas horas até o local ser aberto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]