Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Argentina

Polícia espanhola detém Isabelita Perón em Madri

Madri – A ex-presidente argentina María Estela Martínez de Perón (1974–1976), viúva do general Juan Perón e conhecida como Isabelita, foi posta em liberdade provisória ontem à noite, horas depois de sua prisão pela polícia espanhola em Madri. A ordem de prisão havia sido enviada pela Interpol e ditada por um juiz argentino contra a ex-presidente.

Isabelita, de 75 anos, foi presa na tarde de ontem em sua casa no oeste da capital espanhola. Depois da detenção, ela compareceu na Audiência Nacional (principal instância penal espanhola) para tramitar sua extradição. Ali, o juiz Juan del Olmo decretou sua liberdade provisória, após um acordo que prevê o comparecimento quinzenal da ex-presidente a uma estação de polícia, segundo fontes judiciais.

Ela está sendo procurada na Argentina devido a uma investigação sobre o seqüestro e desaparecimento de um dissidente político argentino em 1976, durante seu governo.

Processo

O juiz federal Raúl Acosta, autor da ordem de detenção, investiga o desaparecimento de um jovem um mês antes do golpe militar que derrubou a viúva de Perón e considera que o crime foi possível graças à assinatura de três decretos em 1975 que permitia às Forças Armadas aniquilar "os elementos subversivos", o que representa uma ação de terrorismo de Estado.

De acordo com a investigação, o jovem Héctor Aldo Fagetti Galego desapareceu em 25 de fevereiro de 1976, um mês antes do golpe militar que derrubou Isabelita, e foi visto pela última vez em 10 de março do mesmo ano.

Em 1981, Isabelita foi condenada por corrupção, mas obteve liberdade condicional no verão do mesmo ano e foi para o exílio na Espanha. Ela foi perdoada em 1983, e em 1985 submeteu sua renúncia como líder do Partido Justicialista (peronista) de sua casa em Madri.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.