• Carregando...
Imigrante em meio à fumaça após os confrontos entre refugiados e polícia na cidade húngara de Roske | STOYAN NENOV/REUTERS
Imigrante em meio à fumaça após os confrontos entre refugiados e polícia na cidade húngara de Roske| Foto: STOYAN NENOV/REUTERS

A polícia húngara lançou nesta quarta-feira (16) gás lacrimogêneo e canhões de água contra um grupo de refugiados que tentava romper a cerca de arame na fronteira com a Sérvia, informaram jornalistas no local.

Imagens de televisão mostram imigrantes, incluindo crianças, cobrindo os olhos tentando se proteger dos efeitos dos gases, enquanto outros atiravam garrafas e pedras contra a barreira policial.

Segundo o correspondente da BBC no local, houve relatos de tiros e o envio de três ambulâncias. Os confrontos perto da cidade de Roszke ocorrem um dia depois de Budapeste fechar a principal rota terrestre de imigrantes para a União Europeia, detendo cerca de 400 pessoas que tentaram entrar no país.

“A polícia está tomando medidas legais e proporcionadas para proteger a fronteira do Estado húngaro e da fronteira externa da União Europeia”, disse a polícia em um comunicado, ressaltando que os imigrantes estavam “agressivos”.

O governo anunciou que 367 pessoas foram detidas na terça-feira, quando entrou em vigor na uma lei que considera ilegal o ingresso no país de pessoas sem autorização e prevê penas de até três anos de prisão para os que tentarem atravessar a fronteira. Entre os presos, 316 foram acusados de provocar danos à cerca na fronteira com a Sérvia e 51 por terem ultrapassado a barreira.

O primeiro a ser condenado foi um homem iraquiano identificado como Swadi Talib, considerado culpado de cruzar ilegalmente a cerca. O tribunal ordenou que ele fosse expulso do país e classificou a decisão como “uma mensagem” para outros refugiados que tentam entrar no território húngaro.

Rota

Nos últimos meses, a Hungria se tornou o principal país de trânsito para os refugiados que desejam chegar às nações mais ricas do continente. Com essa rota fechada, milhares de imigrantes estão buscando outros caminhos, como a Croácia, que já recebeu centenas de pessoas só nesta quarta-feira a partir da Sérvia.

O primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, afirmou que os imigrantes serão autorizados a atravessar o território e continuar a jornada para países da Europa Ocidental.

“Elas irão conseguir passar pela Croácia e nós vamos ajudar, estamos nos preparando para esta possibilidade”, disse Milanovic.

O país seguinte na viagem rumo à Alemanha, a Eslovênia, disse está pronto para receber “milhares” de imigrantes, ao mesmo tempo em que declarou que estabelecerá controles temporários na fronteira com a Hungria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]