• Carregando...
Manifestantes foram solicitados a sair imediatamente e aqueles que se renderam às autoridades estão sendo detidos
Manifestantes foram solicitados a sair imediatamente e aqueles que se renderam às autoridades estão sendo detidos| Foto: EFE/EPA/AMRU SALAHUDDIEN

A polícia de Ottawa informou nesta sexta-feira (18) que começou a prender manifestantes contrários aos passaportes sanitários que têm bloqueado o acesso ao Parlamento do Canadá desde 29 de janeiro.

Em mensagem no Twitter, a polícia da capital canadense disse que há uma grande mobilização de agentes na rua Nicholas, no centro, e que os manifestantes foram solicitados a sair imediatamente. Aqueles que se renderam às autoridades estão sendo detidos.

A polícia lembrou aos manifestantes que, tanto pela lei federal como pela provincial, aqueles que não abandonarem imediatamente o local e retirarem seus veículos da rua enfrentarão “penalidades severas”.

A Câmara dos Comuns (que juntamente com o Senado constitui o Parlamento) suspendeu sua sessão na sexta-feira para evitar possíveis incidentes durante a operação policial.

O centro de Ottawa permanece bloqueado pela polícia e só pode ser acessado através de um dos postos de controle criados pelas autoridades para impedir que mais manifestantes se juntem ao protesto contra as políticas adotadas pelo governo para enfrentar a pandemia de Covid-19.

Na última segunda-feira, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, invocou a Lei de Emergências, que dá ao governo poderes extraordinários para acabar com os protestos, que se espalharam por vários postos de fronteira com os Estados Unidos.

A Lei de Emergências permite que as autoridades apreendam caminhões usados nos protestos, entre outras medidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]