Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Polícia prende 24 manifestantes pró-imigração que invadiram a Trump Tower em Nova York

Trump Tower em Nova York, nos EUA. (Foto: JUSTIN LANE/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

A polícia prendeu nesta segunda-feira (9) 24 manifestantes que invadiram e ocuparam o saguão da Trump Tower, em Manhattan, Nova York, durante um protesto contra a atuação do ICE, a agência de imigração dos Estados Unidos. Segundo informações do jornal New York Post, o grupo se recusou a deixar o local após ordem das autoridades, resultando na intervenção policial e nas detenções.

De acordo com o New York Post, a manifestação teve início por volta das 13h (hora local), quando cerca de 20 manifestantes, em sua maioria idosos, sentaram-se no chão do saguão do edifício e passaram a entoar palavras de ordem como: “Tragam-nos de volta! Tragam-nos para casa!”, em referência a imigrantes detidos e deportados.

O grupo protestava especificamente contra as condições do presídio CECOT, em El Salvador, para onde estão sendo enviados alguns migrantes considerados criminosos que são deportados dos Estados Unidos e até mesmo cidadãos norte-americanos condenados por crimes graves.

Os manifestantes pediam a libertação desses detidos e a repatriação ao território americano.

“Estamos exigindo que a administração (do presidente Donald Trump) traga todos de volta do CECOT para os Estados Unidos, liberte-os da custódia do ICE, devolva-os para suas casas e famílias e permita-lhes seu dia no tribunal”, declarou uma das líderes do ato, conforme publicado pelo New York Post.

A Polícia de Nova York (NYPD) confirmou que os manifestantes foram advertidos diversas vezes para desocupar o local, mas ignoraram as ordens.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros