• Carregando...

Trinta pessoas foram presas em Paris durante os protestos contra a reforma da previdência proposta pelo governo do presidente Nicolas Sarkozy. O plano aumenta de 60 para 62 anos a idade mínima para se aposentar.

Os jovens foram presos ao tentar invadir a Ópera da Bastilha. Houve tumulto quando parte dos manifestantes entrou em confronto com a polícia, com garrafas e projéteis sendo atirados.

Este foi o quinto protesto na capital francesa desde o início de setembro. O Ministério do Interior fala em 800 mil manifestantes em todo país, mas os organizadores estimam até 3 milhões de pessoas nas ruas.

Sindicalistas prometeram manter a pressão contra a elevação da idade de aposentadoria, que deve ser levada a voto no Senado na terça-feira.

O fornecimento de combustível aéreo a uma refinaria chave foi restaurado no sábado, reduzindo a pressão sobre os aeroportos de Paris, mas a oferta pode ser prejudicada a partir da próxima semana.

Motoristas de caminhão prometem começar a bloquear as estradas a partir da noite de domingo.

Mas o ministro do Trabalho, Erich Woerth, que está coordenando a reforma no Parlamento, disse achar que a mensagem do governo está começando a ser ouvida.

"Acho que o povo francês entendeu que a reforma previdenciária é essencial e necessária", afirmou à agência de notícias Reuters.

Sarkozy está determinado a manter seu plano de elevar a idade de aposentadoria em dois anos, mas os sindicatos consideram a reforma injusta e têm liderado semanas de demonstrações para tentar demovê-lo do projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]