Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Polícia prende 9 em protesto agrícola "Ocupe a Fazenda" em Berkeley

Os manifestantes, ligados ao movimento Ocupe, haviam plantado uma horta para pessoas carentes no local, e a UC Berkeley disse que irá preservar os canteiros, agora sob cuidados de funcionários

Uma tropa de choque da polícia invadiu um terreno de 8.000 metros quadrados da Universidade da Califórnia em Berkeley e prendeu nove pessoas que há três semanas participavam de uma ocupação do local.

Os manifestantes, ligados ao movimento Ocupe, haviam plantado uma horta para pessoas carentes no local, e a UC Berkeley disse que irá preservar os canteiros, agora sob cuidados de funcionários da universidade.

O autointitulado "Ocupe a Fazenda" é um subproduto do movimento Ocupe Wall Street, que se mobilizou no ano passado em protestos contra as corporações e bancos - inicialmente em Nova York, e depois em várias cidades dos EUA.

O grupo havia ocupado o terreno e plantado a horta em 22 de abril.

A polícia do campus disse que 25 a 100 pessoas mantinham uma presença constante no local desde então. Durante a desocupação, na segunda-feira, dois ativistas foram detidos por invasão de propriedade, e sete por reunião ilegal, segundo o policial Eric Tejada. Ele disse que não houve violência nem feridos.

Em seu site, o Ocupe a Fazenda disse que o terreno baldio, pertencente à Faculdade de Recursos Naturais da UC Berkeley, foi arado e recebeu 1.500 mudas.

A universidade disse que a ocupação atrapalhou um projeto de pesquisa com milho, mas que a horta será mantida como incentivo à agricultura urbana.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.