ROMA - A polícia italiana prendeu quatro limpadores de rua nesta segunda-feira quando tentavam embolsar centenas de euros retirados da Fontana di Trevi, um dos principais pontos turísticos de Roma.
Todos os dias, milhares de turistas viram de costas para a obra-prima renascentista e atiram moedas sobre os ombros em direção ao recinto com água da fonte, um ritual que, segundo a tradição, garante que a pessoa voltará a Roma.
O dinheiro, que soma centenas de euros ou mais por dia, é normalmente retirado do local por uma empresa de limpeza, com metade do valor arrecadado direcionado à Caritas, organização de entidades católicas de assistência social.
Contudo, funcionários da Caritas notaram um forte declínio nas retiradas mais recentes e alertaram a polícia, que pegou o quarteto de limpadores nesta segunda-feira, tentando tirar cerca de 1.200 euros.
Uma autoridade da polícia estimou que eles podem ter roubado 110 mil euros nas últimas semanas.
O grupo não foi o primeiro a tentar faturar com a Fontana di Trevi. Em 2002, a polícia prendeu um morador de rua, apelidado de D'Artagnan, que arrecadava 12 mil euros por mês com suas visitas antes do amanhecer ao ponto turístico.



