• Carregando...
O presidente polonês, Andrzej Duda (à direita), em recepção nesta quinta-feira em Varsóvia ao seu homólogo tcheco, Petr Pavel
O presidente polonês, Andrzej Duda (à direita), em recepção nesta quinta-feira em Varsóvia ao seu homólogo tcheco, Petr Pavel| Foto: EFE/EPA/PAWEL SUPERNAK

A Polônia anunciou nesta quinta-feira (16) que enviará nos próximos dias quatro caças MiG-29 para a Ucrânia, o que a tornaria o primeiro país membro da OTAN a ajudar Kiev com aviões de combate na guerra contra a Rússia.

O envio de caças e armas de maior alcance para as forças ucranianas é uma reivindicação que o presidente Volodymyr Zelensky vem fazendo há bastante tempo, mas seus amigos da aliança militar ocidental vinham resistindo à ideia.

“No que diz respeito às aeronaves MiG-29, que ainda operam na defesa do espaço aéreo polonês, uma decisão foi tomada nos níveis mais altos, e podemos dizer com confiança que estamos enviando MiGs para a Ucrânia”, declarou o presidente polonês, Andrzej Duda.

A dúvida agora é se a atitude polonesa encorajará outros países da OTAN a enviar caças para a Ucrânia – o porta-voz do Pentágono, John Kirby, não criticou nem elogiou a decisão de Varsóvia, mas adiantou que a medida “não muda o cálculo [americano] em relação aos [caças] F-16”.

Kiev também conta com o envio de tanques para sua contraofensiva: na quarta-feira (15), o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior dos Estados Unidos, afirmou que nove países já se comprometeram a enviar cerca de 150 tanques Leopard para a Ucrânia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]