Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Polônia proíbe entrada de carros da China em bases militares por risco de espionagem

carros china polonia espionagem
Governo da Polônia alega risco de espionagem por meio dos carros de fabricantes da China. (Foto: Luis Tejido/EFE)

Ouça este conteúdo

O governo da Polônia decidiu proibir que carros de fabricantes da China acessem áreas militares do país por risco de espionagem, segundo comunicado divulgado pelo Exército polonês nesta terça-feira (17). Segundo informações da imprensa internacional, a medida, de caráter preventivo, foi adotada após uma avaliação interna de riscos sobre a capacidade de veículos modernos coletarem e transmitirem dados sensíveis relacionados à infraestrutura e às operações de defesa.

De acordo com a agência Reuters, o Exército afirmou que sensores e sistemas que integram esses automóveis podem ser utilizados para registrar informações confidenciais. Em nota, a força militar da Polônia destacou que a restrição busca enfrentar os riscos decorrentes da “crescente integração de sistemas digitais nos veículos e o potencial de aquisição e uso não controlado de dados por esses sistemas”.

Segundo a Associated Press (AP), os veículos elétricos, como os fabricados por montadoras chinesas, são capazes de captar vídeo, áudio e localização em tempo real. As autoridades polonesas manifestaram preocupação de que fabricantes chineses possam compartilhar esse tipo de informação com autoridades estrangeiras, incluindo com o próprio regime de Pequim. Por isso, carros produzidos na China ficam impedidos de ingressar em áreas militares sensíveis, salvo se funções específicas de gravação e conectividade forem desativadas e outras salvaguardas forem aplicadas conforme as regras de cada instalação.

A Reuters informou também que os militares poloneses proibiram conexão de telefones oficiais do Exército do país a sistemas instalados em veículos fabricados na China, como forma adicional de proteção de dados. As autoridades ressaltaram que as medidas são preventivas e estão alinhadas às práticas adotadas por outros países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e aliados.

Dados da consultoria IBRM Samar, citados pela AP, indicam que veículos chineses representaram neste momento mais de 8% dos carros novos registrados na Polônia no ano passado.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.