• Carregando...

A Polônia relembrou neste sábado (6) o 30º aniversário da primeira peregrinação do papa João Paulo II a sua terra natal, com a inauguração de um enorme monumento em formato de cruz no centro de Varsóvia. A cruz de nove metros de altura, feita em granito branco, foi erguida no local onde João Paulo II oficializou uma missa em 1979 na então comunista Polônia. O sermão do pontífice inspirou os nascentes movimentos democráticos no país e estimulou o movimento sindical independente Solidaridade, que derrubou o regime comunista em 1989.

"Os poloneses sabem que o fim do comunismo não começou em 1989, mas sim 10 anos antes, aqui nesta praça com as palavras de João Paulo II", disse a prefeita de Varsóvia, Hanna Gronkiewicz-Waltz durante um discurso proferido para milhares de pessoas que assistiam à inauguração do monumento e, posteriormente, participaram de uma missa.

"A partir de hoje, no coração da Polônia e Varsóvia, se levantará uma cruz que é o símbolo da fé, perseverança e esperança." João Paulo II, que morreu em 2005, detém uma imensa popularidade na Polônia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]