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ciência

Poluição pode afetar cognição de crianças

Estudo realizado em Barcelona aponta que alunos de escolas localizadas em áreas poluídas têm aprendizado mais lento

Pesquisadores do Centro de Investigação de Epidemiologia Ambiental da Espanha afirmam que a poluição pode afetar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Estudo feito com 2,7 mil crianças, em 39 escolas primárias de Barcelona, mostrou que os alunos que estudaram em locais expostos à má qualidade do ar apresentaram, ao longo do tempo, um desenvolvimento cognitivo mais lento que o das que frequentavam escolas em ambientes de menor poluição atmosférica.

Os cientistas mediram a cada três meses, durante um ano, a “memória de trabalho” (relacionada a atividades complexas como aprendizado da linguagem), “memória de trabalho superior” e “atenção”, em alunos com o mesmo contexto sócio econômico, e constataram que, ao final da pesquisa, os que estavam em um ambiente mais limpo tiveram um aumento de 11,5% na memória de trabalho, enquanto os que estavam em meio à poluição registraram uma evolução de apenas 7,4%.

O estudo, publicado na revista médica Plos Medicine,indica que o desenvolvimento do cérebro pode ser vulnerável à poluição durante a média infância (7 a 10 anos). Os pesquisadores apostam que essas conclusões irão influenciar na concepção de novas normas sobre poluição do ar e também na escolha da localização de novas escolas.

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