• Carregando...
 | Reuters
| Foto: Reuters

Washington - A exposição à poluição durante a gravidez afeta o coeficiente intelectual das crianças, segundo um estudo americano que será publicado no jornal Pediatrics de agosto.

O estudo, realizado durante cinco anos com 249 crianças que viviam nos bairros de Harlem e Bronx, em Nova Iorque, mostra que os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) diminuem o coeficiente intelectual das crianças desde a gestação. Os HAP são poluentes tóxicos produtos da combustão do carvão, do diesel, da gasolina ou do gás.

As crianças expostas a altos níveis de HAP (2,26 nanogramas/m3) mostraram que possuem um coeficiente intelectual inferior em 4,31 a 4,67 pontos ao das crianças não expostas. "Essas conclusões são preocupantes pois estes desempenhos em termos de coeficiente intelectual podem ter consequências no desempenho na escola", disse Frederica Perera, professora de saúde ambiental.

AFP

* * * * * * *

Chineses desenvolvem ratos com células da pele do animal

Hong Kong - Pesquisadores chineses conseguiram desenvolver células-tronco a partir da pele do rato e usá-las para gerar filhotes férteis. As células-tronco embrionárias, retiradas de embriões com apenas alguns dias, têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula e, nos ratos, podem ser implantadas no útero de uma fêmea para criar filhotes de rato.

A experiência dos cientistas, publicada na Nature, indica que é teoricamente possível clonar alguém usando células comuns do tecido conjuntivo encontradas na pele de uma pessoa, mas os especialistas procuraram se afastar das polêmicas desse tipo. "Não seria ético tentar usar as células iPS na reprodução humana. É importante para a ciência ter limites éticos", disse Fanyi Zeng, do Instituto Xangai de Genética Médica da Shanghai Jiao Tong University.

Reuters

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]