• Carregando...
Momento em que ponte desaba em Baltimore ao ser atingida por navio cargueiro
Momento em que ponte desaba em Baltimore ao ser atingida por navio cargueiro| Foto: Reprodução/X
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

A ponte Francis Scott Key, na cidade de Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos, desabou devido à colisão de um navio cargueiro com um de seus pilares, de acordo com informações da imprensa local citando fontes municipais e policiais.

O jornal The National e outros meios de comunicação publicaram um vídeo no qual se pode ver claramente o choque e depois o desabamento da parte central da ponte metálica.

A colisão ocorreu por volta da 1h30 (horário local, 2h30 de Brasília), quando vários veículos trafegavam na ponte, segundo relatos da mídia.

Os bombeiros estão atualmente procurando por mais de 20 pessoas que caíram na água, segundo disse um oficial do Corpo à emissora CNN.

“Infelizmente, acreditamos que há até 20 pessoas que podem estar no rio Patapsco, bem como vários veículos”, disse o diretor local de comunicações de bombeiros, Kevin Cartwright. As pessoas desaparecidas são supostamente passageiros de veículos que atravessavam a ponte no momento da colisão.

A ponte Francis Scott Key desabou parcialmente depois que um navio de carga colidiu com ela em Baltimore, Maryland, nesta terça-feira (26)
A ponte Francis Scott Key desabou parcialmente depois que um navio de carga colidiu com ela em Baltimore, Maryland, nesta terça-feira (26)| EFE/EPA/JIM LO SCALZO

As baixas temperaturas (em torno de 9º C) fazem as pessoas temerem pela vida, pois podem causar hipotermia. Nenhum dos tripulantes do cargueiro caiu no rio, segundo o jornal New York Times, afirmando que seus responsáveis ​​estão colaborando ativamente com as autoridades para esclarecer o ocorrido.

A empresa cingapuriana Synergy Group, que opera o navio, confirmou que nenhum dos 22 tripulantes ficou ferido. "Todos os tripulantes, incluindo os dois pilotos, foram localizados e não há relatos de feridos. Também não houve contaminação" das águas, afirmou a empresa em comunicado, no qual acrescentou que todos os tripulantes são de nacionalidade indiana.

O Synergy Group declarou que ainda não foi determinada a causa exata pela qual seu navio colidiu com um dos pilares da ponte Francis Scott Key, provocando o colapso da infraestrutura. “Os proprietários e gestores (do navio) estão cooperando plenamente com as agências governamentais federais e estatais” dos EUA, completou a empresa cingapuriana.

O horário da colisão evitou uma grande tragédia nesta ponte vital para a cidade de Baltimore, que em 2023 teve um tráfego total de 12,4 milhões de passageiros, segundo o governo do estado de Maryland. A ponte metálica de 2,5 quilômetros sinaliza parte da Interstate 695 de Maryland, que circunda Baltimore.

Vítimas resgatadas

Duas pessoas foram resgatadas nesta terça-feira (26) das águas do rio Patapsco, onde horas antes uma ponte metálica de 2,5 quilômetros de extensão desmoronou após a colisão de um navio cargueiro.

O chefe dos bombeiros da cidade, James Wallace, informou à imprensa que das duas pessoas resgatadas, uma saiu ilesa e recusou tratamento, enquanto a outra foi levada a um hospital e seu estado é grave.

As autoridades locais informaram ainda que sete pessoas estão desaparecidas e são ativamente procuradas, mas trata-se de “um número dinâmico”, segundo Wallace, no sentido de que poderia haver muito mais.

Embora se saiba que a causa do desmoronamento da ponte foi a colisão de um navio cargueiro, a polícia descartou qualquer intencionalidade no incidente. Nesse sentido, o comissário da polícia de Baltimore, Richard Worley, disse que não havia indícios de terrorismo ou de que a ponte tivesse sido atacada propositalmente. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]