• Carregando...
Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e a presidente do Chile, Michelle Bachelet | Alex Ibañez/ Gobierno de Chile/
Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e a presidente do Chile, Michelle Bachelet| Foto: Alex Ibañez/ Gobierno de Chile/

Faz tempo que não surgem, com força e provocando entusiasmo, novos nomes na política latino-americana. Em eleições recentes, como no Peru, por exemplo, e em futuras, como a presidencial chilena, marcada para novembro do ano que vem, os candidatos foram e serão figuras amplamente conhecidas que já participaram em votações no passado e, em alguns casos, que já governaram seus países.

A disputa pela sucessão de Michelle Bachelet será, provavelmente, entre os ex-chefes de Estado Ricardo Lagos (2000-2006) e Sebastián Piñera (2010-2014), de 78 e 67 anos, respectivamente.

Alternância no poder

A falta de alternância no poder está se instalando em alguns países do continente. Entre eles, a Bolívia. Depois de ter perdido um referendo sobre a possibilidade de reeleição indefinida, em fevereiro, o presidente Evo Morales e o seu Movimento ao Socialismo (MAS), no poder desde 2006, já cogitam um terceiro mandato, algo proibido pela Constituição. A razão da insistência é, basicamente, a falta de renovação política no partido governante. Sem Morales, o MAS corre sério risco de deixar o poder.

Em um recente congresso nacional do partido, foram discutidas as alternativas para que Morales seja candidato em 2019. Nos últimos dias, vários ministros defenderam uma nova candidatura do presidente. “Conversamos sobre o assunto na reunião de Gabinete”, afirmou nesta semana o ministro dos Hidrocarbonetos, Luis Alberto Sánchez.

Segundo ele, a questão foi abordada pelo vice-presidente Álvaro Garcia Linera, que já antecipou sua decisão de não integrar uma eventual chapa com Morales. A decisão indicaria, segundo analistas, que uma das opções analisadas pelo Palácio Quemado é a renúncia do presidente seis meses ou até um ano antes de terminar seu mandato, iniciativa que permitiria uma nova candidatura.

Após o encontro, o chefe de Estado assegurou: “Se o povo disser que sim, Evo continuará para garantir a revolução democrática cultural. Muitos de vocês me fizeram acreditar que a vida de Evo não é de Evo, é do povo. Sou obrigado a me submeter a vocês”.

No referendo, 51,3% dos bolivianos rejeitaram a reeleição indefinida. No entanto, o MAS defende a existência de alternativas, entre elas a reforma do artigo 168 da Constituição, que permite apenas uma reeleição via referendo ou uma lei aprovada por maioria absoluta no Parlamento; uma resolução da Corte Constitucional; e a renúncia antecipada.

”O governo está decidido a fazer o que for necessário para que Evo continue no poder, falam em até oito possibilidades”, disse Carlos Cordero, professor da Universidade Maior de San Andrés. - Evo é a única chance de ficar no poder. Não houve renovação de líderes dentro do MAS.

Na opinião de analistas ouvidos pelo Globo, os sistemas políticos predominantes no continente não promovem a renovação política. Pelo contrário, tendem a perpetuar nas posições de maior influência lideranças cada vez mais veteranas.

Uruguai

No Uruguai, governado pelo presidente Tabaré Vázquez, de 76 anos, a situação é extremamente delicada. As próximas eleições presidenciais serão em 2019, mas já instalou-se no país o debate sobre o futuro da aliança governista Frente Ampla, no poder desde 2005. Vázquez compartilha a liderança do partido com seu antecessor, o ex-presidente e senador José Mujica, de 81 anos. O nome mais cotado para ser o próximo candidato é o do atual prefeito de Montevidéu, Daniel Martínez, de 57 anos. Mas ele ainda deverá vencer uma eleição interna e melhorar sua imagem nas pesquisas, já que atualmente não chega nem perto do respaldo a Vázquez e Mujica.

“O comando da Frente Ampla está nas mãos da geração de 1968, ano em que nasceu o partido”, comentou Chaquetti, pesquisador do Instituto de Ciência Política e professor da Universidade da República.

Para ele, outra opção de sucessão é o atual ministro da Economia, Daniel Astori, que foi vice do ex-presidente e tem 76 anos. Outro veterano da Frente Ampla.

“No Uruguai, são sempre os mesmos partidos e, ultimamente, os mesmos nomes. Na oposição houve mais renovação do que na Frente Ampla, e temos dirigentes como o ex-candidato a presidente Luis Lacalle Pou, com menos de 50 anos”, explicou o analista.

De fato, Lacalle Pou, 43 anos, fez uma ótima campanha presidencial e conseguiu dar um susto em Vázquez e na esquerda uruguaia. O candidato do Partido Nacional, filho do ex-presidente Luis Lacalle (1990-1995), tem grandes chances de disputar novamente a Presidência em 2019 e seria beneficiado por uma candidatura fraca da Frente Ampla. “Mujica e Astori atuam como se fossem eternos, mas estão desgastados. Eles deveriam abrir o caminho para novos dirigentes”, afirmou Chasquetti.

O analista teme que o Uruguai reviva o drama do final da década de 60 e começo dos anos 70, quando morreram, num período de cinco anos, os principais líderes políticos do país.

Chile

No Chile, o lançamento das pré-candidaturas de Lagos e Piñera não surpreendeu a sociedade nem os analistas. O conservador Piñera está em primeiro lugar nas pesquisas, mas ainda falta quase um ano para o primeiro turno, num país no qual o voto não é obrigatório e onde o percentual de abstenção na última eleição chegou a 60%.

“O caso chileno é preocupante: a elite política se mantém nos espaços de poder, diante de uma sociedade que participa cada vez menos dos processos eleitorais”, apontou o analista Guillermo Hollzman, professor da Universidade do Chile.

Políticos tradicionais dominam o cenário local, mas também são muito questionados pela opinião pública. A deterioração da situação econômica, em sintonia com a maioria dos países do continente, aumenta o clima de insatisfação social com partidos tradicionais, principalmente com a aliança governista Nova Maioria (o que favorece o conservador Piñera). “Os dirigentes mais veteranos são os que dão certeza às elites política e econômica. E as elites querem continuidade”, frisou Hollzman.

Apesar de ter prometido reformar a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet (de 1973 a 1990), Bachelet não tem respaldo político e social para avançar, e esta será uma tarefa que deixará para seu sucessor. Essa é, segundo o professor chileno, uma das razões que explicam o apoio da classe política e empresarial a candidatos considerados confiáveis e previsíveis, como Lagos e Piñera.

Peru e Equador

Em junho passado, os peruanos elegeram Pedro Pablo Kuczynski, de 78 anos, como presidente. O economista já tinha se candidato na eleição anterior e este ano finalmente venceu, em grande medida pela avalanche de votos antifujimoristas que se uniram para impedir o triunfo de Keiko, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000).” Na América Latina, em geral, vemos falta de alternância. As lideranças tendem a ser permanentes, e isso está desgastando os partidos em toda a região”, disse o analista peruano Luis Benavente.

Ele vê um panorama totalmente diferente na Europa, onde “os sistemas políticos fazem justamente o contrário: evitam a repetição de líderes”. “Já nós, latino-americanos, temos estruturas partidárias armadas para serem controladas sempre pelas mesmas pessoas, apesar dos questionamentos sociais e cada vez mais denúncias de corrupção”, opinou Benavente.

A próxima eleição será no Equador, em 19 de fevereiro. Pela primeira vez em dez anos o presidente Rafael Correa não será candidato, mas tentará eleger seu vice, Lenín Moreno. Para vencer no primeiro turno, Moreno precisa obter 40% dos votos, com uma vantagem de dez pontos. Segundo as pesquisas, seu triunfo não será tão simples, dada a crise econômica que também assola o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]