Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Porta-voz da Casa Branca de Biden deixa o Partido Democrata e fala em “traição”

Em livro a ser lançado em outubro, Karine Jean-Pierre alega que democratas “traíram” o então presidente Joe Biden, o que a levou a deixar o partido (Foto: EFE/EPA/BONNIE CASH)

Ouça este conteúdo

Karine Jean-Pierre, que foi porta-voz da Casa Branca durante a presidência de Joe Biden, publicará um livro no qual anuncia seu rompimento com o Partido Democrata e denuncia o que classificou como “traição” da legenda ao ex-presidente.

No livro, que será lançado em outubro sob o título “Independente - Um olhar no interior de uma Casa Branca fragmentada, além das linhas partidárias” (em tradução livre), Jean-Pierre incentiva os americanos a “abraçarem a vida como independentes” – ou seja, não se filiarem nem ao Partido Republicano, nem ao Democrata.

A editora apresenta o livro como uma “avaliação reveladora e inovadora do falido sistema bipartidário dos Estados Unidos” e afirma que a autora “não tomou a decisão de se declarar independente levianamente”.

No texto, Jean-Pierre, porta-voz entre 2022 e 2025, relata o que descreve como “as três semanas que levaram Biden a abandonar sua candidatura a um segundo mandato e a traição do Partido Democrata que motivou sua decisão”.

Biden, de 82 anos, desistiu da disputa pela reeleição em julho de 2024, diante da pressão interna de seu partido, críticas por sua idade avançada e questionamentos sobre seu estado físico e mental.

O democrata passou o bastão para sua ex-vice-presidente, Kamala Harris, que acabou derrotada nas urnas por Donald Trump.

O livro de Jean-Pierre parece ser uma resposta a outra publicação que abalou as bases políticas em Washington: “Pecado Original”, no qual os jornalistas Jake Tapper e Alex Thompson revelam que o círculo íntimo do presidente acobertou deliberadamente sua deterioração mental. 

O ex-presidente democrata, recentemente diagnosticado com câncer de próstata, sustenta que, se tivesse concorrido nas eleições de 2024, teria derrotado Trump novamente, como fez em 2020, embora pesquisas indicassem o contrário.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.