Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Porta-voz da Casa Branca renuncia

No ano passado, um grupo de organizações da mídia americana mandou uma carta a Carney se queixando da "falta de acesso" dos repórteres ao atual governo

Jay Carney foi ironizado pela TV americana como o porta-voz "não sei" pelas dezenas de vezes que usava o "não sei" a questões dos jornalistas | REUTERS/Kevin Lamarque
Jay Carney foi ironizado pela TV americana como o porta-voz "não sei" pelas dezenas de vezes que usava o "não sei" a questões dos jornalistas (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, 49, renunciou nesta sexta-feira (30). Ele estava no cargo desde janeiro de 2011. Antes, foi diretor de comunicações do vice-presidente, Joe Biden.

O novo porta-voz, anunciado pelo presidente Barack Obama, é Josh Earnest, 39, que era vice de Carney e trabalhou na primeira campanha de Obama em 2008.

O presidente disse que Carney virou um "bom amigo" e que continuaria a se consultar com ele, mesmo após deixar o cargo, em meados de junho.

Foi a segunda renúncia anunciada por Obama nesta sexta-feira (30), após a saída do secretário para assuntos dos Veteranos, Eric Shinseki.

No ano passado, um grupo de organizações da mídia americana mandou uma carta a Carney se queixando da "falta de acesso" dos repórteres ao atual governo.

Ele também já foi ironizado pela TV americana como o porta-voz "não sei", pelas dezenas de vezes que usava o "não sei" a questões dos jornalistas.

Outra crise no ano passado foi quando diversos veículos de comunicação se queixaram de que a Casa Branca estava fechando diversos eventos à imprensa, limitando-se a enviar fotos do fotógrafo oficial como divulgação. Carney, então, prometeu maior acesso.

Jornalista, formado em História Russa por Yale, Carney foi diretor da sucursal de Washington, da revista Time, e comentarista da rede de TV ABC. No início da carreira, foi correspondente da Time em Moscou, quando cobriu o fim da União Soviética.

No último final de semana, de camiseta e calça jeans, Carney apresentou sua banda favorita, Guided by Voices, em uma casa de shows de Washington. Ele disse que vai sair de férias e que ainda não sabe seu próximo destino profissional.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.