Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra

Porta-voz do Hamas morre durante bombardeio em Gaza, diz Israel

Sem localização (Israel), Fumaça sobe após ataques aéreos israelenses no norte da Faixa de Gaza, vista do lado israelense da fronteira, 25 de agosto de 2025. (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, confirmou neste domingo (31) o assassinato do porta-voz do braço armado do Hamas (Brigadas Al-Qassam), Abu Obaida, em um bombardeio israelense lançado ontem contra a cidade de Gaza.

"O porta-voz do terrorismo do Hamas, Abu Obaida, foi eliminado em Gaza e enviado para se reunir com todos os liquidadores do Eixo do mal de Irã, Gaza, Líbano e Iêmen no fundo do inferno", diz a mensagem de Katz divulgada em sua conta na rede social X.

O titular da Defesa também parabenizou em sua mensagem as Forças de Defesa de Israel (FDI) e o Shin Bet - a agência de inteligência interna de Israel - "pela execução perfeita" do bombardeio que aconteceu contra o bairro de Al Rimal, na cidade de Gaza.

"Em breve, com a intensificação da campanha em Gaza, ele se encontrará lá com muitos mais de seus cúmplices no crime: os assassinos e estupradores do Hamas", disse o ex-ministro das Relações Exteriores ao anexar uma foto de Obaida - que sempre aparecia com o rosto coberto por uma kufiya - riscada com uma grande cruz vermelha.

A confirmação de Katz chega depois que, horas antes, o próprio primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia confirmado no início da reunião de seu escritório que o objetivo do ataque em Gaza havia sido, de fato, Obaida.

Desde o início da ofensiva israelense em Gaza após os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, o porta-voz das Brigadas Al-Qassam fez inúmeros vídeos nos quais informava sobre a postura do grupo palestino em relação às negociações ou ao destino dos reféns.

Em julho de 2024, Israel também assassinou o líder político do Hamas Ismail Haniyeh, em uma explosão no prédio em Teerã onde ele estava hospedado. Além disso, em 17 de outubro do ano passado, confirmou que havia matado o líder máximo do Hamas, Yahya Sinwar, considerado o cérebro dos ataques de 2023 e o homem mais procurado por Israel na Faixa de Gaza.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.