• Carregando...
Pessoas vão às compras no shopping center Colombo, em Lisboa, 19 de abril, no dia em que Portugal suspendeu algumas medidas de restrição, incluindo o fechamento de lojas, escolas secundárias e universidades, e permitiu o funcionamento de restaurantes fechados após dois meses de lockdown
Pessoas vão às compras no shopping center Colombo, em Lisboa, 19 de abril, no dia em que Portugal suspendeu algumas medidas de restrição, incluindo o fechamento de lojas, escolas secundárias e universidades, e permitiu o funcionamento de restaurantes fechados após dois meses de lockdown| Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

Portugal registrou no domingo (25) o primeiro dia sem mortes por Covid-19 em quase nove meses. A última (e única) vez durante a pandemia que o país teve um dia sem mortes causadas pelo coronavírus havia sido em 2 de agosto do ano passado.

Segundo boletim da Direção Geral da Saúde (DSG) de Portugal divulgado nesta segunda-feira, foram registrados 196 casos novos de Covid-19 nas 24 horas anteriores. O país europeu registrou um total de 834.638 casos e 16.965 mortes pela doença desde o início da pandemia.

O número de casos ativos no país é de 24.662, segundo o DSG. No momento, 365 pessoas estão internadas com Covid-19, entre elas, 91 em unidades de tratamento intensivo.

Até o momento, pouco mais de 2,1 milhões de pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 (21% da população) e 786 mil (8,5% da população) já receberam duas doses em Portugal, segundo dados do DSG e levantamento do Our World in Data.

Em janeiro, Portugal registrou números recordes de casos e mortes por Covid-19, que deixaram o sistema de saúde do país à beira do colapso. Diante do agravamento da pandemia, o governo português ordenou um lockdown entre janeiro e meados de março. O país deu início ao plano de reabertura no mês passado.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, disse ter esperança de que o país possa dar em breve o passo que falta no processo de reabertura do país após o confinamento. "Se tudo correr bem, estamos a uma semana de entrarmos na última e definitiva, espero que definitiva, fase de reabertura da nossa sociedade", disse Costa nesta segunda-feira (26), noticiou a RTP.

"Em janeiro fomos surpreendidos pela variante britânica e com a sua velocidade de transmissão e contaminação e desejamos chegar ao fim deste processo de vacinação sem novas surpresas, relativamente às variantes", afirmou Costa. "Por isso, definimos um processo de reabertura da sociedade que designamos a conta-gotas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]