• Carregando...
Polícia estadual durante operação no município de Zapopan, em Jalisco
Polícia estadual durante operação no município de Zapopan, em Jalisco| Foto: EFE/Francisco Guasco

Um pré-candidato à prefeitura de Mascota, cidade localizada no estado mexicano de Jalisco, foi brutalmente assassinado a tiros, nesta quinta-feira (1º), segundo informaram as autoridades de segurança. Jaime Vera Alaniz, de 62 anos, concorria à vaga de representante do Partido Ecologista Verde nas eleições municipais.

De acordo com o coordenador do gabinete de segurança do Estado, Ricardo Sánchez, a vítima foi abordada por um homem armado, por volta das 9h30 (15h30 no horário de Brasília), em um subúrbio de Guadalajara, sendo em seguida atacada com os disparos. Após o crime, seu corpo foi abandonado na lateral de um caminhão branco, conforme os depoimentos colhidos pela polícia.

A violência orquestrada pelo crime organizado sofreu um crescimento, principalmente nos últimos meses, durante as campanhas eleitorais pelo país. Ao menos nove políticos foram assassinados apenas no mais recente período de eleições.

O estado onde o assassinato aconteceu é conhecido por sediar uma das maiores organizações criminosas do mundo, envolvida com o tráfico de drogas: a Jalisco Nova Geração, que também possui presença em outros países da América Latina, como Colômbia e Equador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]