• Carregando...
Governo tailandês impõe toque de recolher para tentar conter confrontos. Uma emissora de tevê e a Bolsa de Valores foram incendiados, no centro de Bangcoc. | REUTERS/Chaiwat Subprasom
Governo tailandês impõe toque de recolher para tentar conter confrontos. Uma emissora de tevê e a Bolsa de Valores foram incendiados, no centro de Bangcoc.| Foto: REUTERS/Chaiwat Subprasom

A Bolsa de Valores e outros edifícios em Bangcoc, na Tailândia, foram incendiados hoje. Entre os locais que pegaram fogo, cerca de 20 no total, havia um grande shopping, uma emissora de TV e um cinema. "Nós estamos recebendo vários relatos sobre incêndios", disse um porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Pelo menos seis pessoas morreram e 58 ficaram feridas hoje após o Exército lançar uma ofensiva contra manifestantes contrários ao governo, a fim de encerrar um protesto no coração da capital. Entre os mortos está um jornalista italiano. Líderes do movimento dos chamados Camisas Vermelhas decidiram hoje se render e encerrar os protestos.

Na Bolsa de Valores, o incêndio ocorreu no primeiro andar. Não há informações sobre vítimas nesse incidente. A Bolsa fechou mais cedo por causa dos tumultos na capital e não deve abrir amanhã nem na sexta-feira. Os bancos comerciais também não devem funcionar nesse período.

Havia grandes colunas de fumaça saindo do Central World, um dos maiores shoppings do Sudeste Asiático. Instalações do Canal 3 e do cinema Siam Theatre também pegaram fogo. O porta-voz dos bombeiros disse que muitas agências do Bangkok Bank estavam em chamas. Esse banco já foi alvo anteriormente de manifestantes contrários ao governo, pois eles suspeitam que a instituição financie grupos rivais.

Toque de recolher

O governo anunciou um toque de recolher durante a noite para lidar com manifestantes que ignoraram o pedido dos líderes do movimento dos Camisas Vermelhas para que se encerrem os protestos na capital tailandesa. As autoridades acusam manifestantes extremistas pelos incêndios. Algumas pessoas desse grupo oposicionista estariam descontentes com a decisão de se render dos Camisas Vermelhas.

Os líderes do protesto se renderam hoje e disseram a seus partidários para ir para casa. Um porta-voz da polícia afirmou que havia homens em Bangcoc com autorização para atirar em qualquer um que estivesse saqueando, iniciando incêndios ou incitando novas manifestações.

A rendição dos líderes do grupo oposicionista ocorreu após o Exército cercar a zona ocupada pelos manifestantes. Os Camisas Vermelhas exigiam a renúncia do primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, e a dissolução do Parlamento a fim de que haja novas eleições. Eles questionam o fato de Abhisit ter sido eleito em voto indireto do Parlamento e não ser, na opinião deles, um líder legítimo. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]