Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Cidade da Califórnia quer prisão de moradores de rua que se recusam a ir para abrigos

Acampamento de moradores de rua em Berkeley, Califórnia (Foto: EFE/EPA/JOHN G. MABANGLO)

Ouça este conteúdo

A população da Califórnia está cada vez mais insatisfeita com os acampamentos formados por moradores de rua no estado. O mais recente sinal de descontentamento foi observado no Vale do Silício, polo de tecnologia dos Estados Unidos. Recentemente, o prefeito Matt Mahan, um democrata, defendeu a prisão de moradores de rua que se recusassem a receber assistência de moradia.

Para que isso seja possível, o próprio prefeito apresentou um projeto de lei chamado "Responsibility to Shelter" (Responsabilidade de Abrigar, no português) em março. A medida já recebeu uma primeira aprovação no Conselho Municipal de San Jose e a votação final está marcada para junho.

Mahan, que foi eleito pela primeira vez pelo Partido Democrata em 2023, defendeu uma "revolução do bom senso" ao falar de sua visão sobre os sem-teto na cidade californiana. Ele afirmou que seu plano envolve também mais investimentos na construção de abrigos locais em San Jose, a fim de alocar pessoas em situação de rua que se recusam a receber moradia para tratamento de saúde mental e ajudá-las a "encontrar um caminho melhor".

Desde então, outras autoridades municipais e cidadãos têm concordado com as penalidades devido ao caos urbano provocado pelos acampamentos de rua. Os habitantes da cidade de San Jose também estão considerando tomar medidas mais incisivas para lidar com a situação, com respaldo em uma decisão do ano passado da Suprema Corte, que autorizou penalizar pessoas que dormem nas ruas e que se recusam a ir para abrigos.

A medida está recebendo amplo apoio da esquerda, que antes criticava tais propostas. Segundo o jornal The New York Times, aproximadamente seis mil pessoas moram nas ruas, em abrigos ou veículos em San Jose.

“A falta de moradia não pode ser uma escolha”, disse Mahan. “O governo tem a responsabilidade de construir abrigos, e nossos vizinhos sem teto têm a responsabilidade de usá-los", acrescentou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.