• Carregando...
Foto tirada em 21 de abril de 2018 mostra o prefeito de Gdansk, Pawel Adamowicz, discursando em um protesto antifascista em Gdansk, na Polônia.  | SIMON KRAWCZYK/AFP
Foto tirada em 21 de abril de 2018 mostra o prefeito de Gdansk, Pawel Adamowicz, discursando em um protesto antifascista em Gdansk, na Polônia. | Foto: SIMON KRAWCZYK/AFP

Atualização: O prefeito Pawel Adamowicz morreu após a cirurgia, segundo autoridades polonesas.

O prefeito da cidade polonesa de Gdansk foi esfaqueado no coração diante de centenas de pessoas durante um evento de caridade, o que deixou o político lutando entre a vida e a morte.

Pawel Adamowicz passou por uma cirurgia que durou cinco horas no hospital universitário de Gdansk. O cirurgião que o operou, Tomasz Stefaniak, disse que "sua condição é muito séria" e que "as próximas horas são decisivas".

"Adamowicz sofreu uma lesão grave no coração e outras lesões no diafragma e órgãos da cavidade abdominal", explicou ainda o médico.

Adamowicz, 53, é prefeito da cidade portuária de Gdansk desde 1998. Nas eleições regionais de 2018, ele obteve 65% dos votos.

Leia maisPolônia representa exceção na crise da Europa

O ataque ocorreu pouco antes das 20h deste domingo (17h em Brasília) diante de várias centenas de pessoas, em um pódio erguido para uma campanha de arrecadação de fundos a compra de equipamentos para hospitais.

O agressor foi rapidamente preso pelos agentes de segurança sem resistência.

Homem é detido por seguranças depois de atacar o prefeito de Gdansk durante um evento de caridadePIOTR HUKALO/AFP

Prisão

Segundo um porta-voz da polícia de Gdansk, é um homem de 27 anos que vive nesta cidade báltica de cerca de meio milhão de habitantes.

Leia maisPor que a Polônia é imune ao terrorismo, enquanto o resto da Europa sofre?

Vários meios de comunicação locais informaram que o suspeito cumpriu uma sentença de cinco anos de prisão por quatro ataques armados contra bancos de Gdansk e que sua saúde mental teria sido seriamente afetada durante seu período na prisão. 

Em um vídeo do ataque postado no YouTube, é possível ver homem invadindo o pódio, atacando o prefeito com uma faca grande e fazendo gestos triunfantes ao agitar a arma.

Leia maisA próxima potência econômica mundial? A Polônia

Depois ele pega o microfone e afirma que foi injustamente levado para a cadeia pelo governo anterior de centro, do Plataforma Cívica (PO), que o teria "torturado" na prisão.

"É por isso que Adamowicz vai morrer", acrescenta ele.

O PO apoiou a reeleição de Adamowicz no município de 2018. A investigação aberta pela polícia se concentrará na identificação dos "meios" que permitiram ao agressor acessar o pódio.

Políticos de várias tendências condenaram o esfaqueamento, incluindo opositores de Adamowicz. 

O presidente polonês, Andrzej Duda, disse que planeja organizar uma marcha contra a violência e o ódio no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]