• Carregando...
O prefeito democrata Eric Adams tenta criar obstáculos para a chegada de novos imigrantes à cidade
O prefeito democrata Eric Adams tenta criar obstáculos para a chegada de novos imigrantes à cidade| Foto: EFE/Carlos Ortega

A administração municipal de Nova York está expandindo um toque de recolher noturno criado no mês passado para abrigos que recebem imigrantes ilegais após os recentes atentados a tiros envolvendo estrangeiros na cidade.

A medida, imposta pelo prefeito democrata Eric Adams, funciona das 23h às 6h e atingirá cerca de 3.600 migrantes em mais de uma dúzia de locais de emergência de Preservação e Desenvolvimento Habitacional em Manhattan, Queens, Brooklyn e Bronx, de acordo com a porta-voz da prefeitura, Kayla Mamelak Altus.

“A cidade de Nova York continua a liderar o país na gestão desta crise humanitária nacional, e isso inclui priorizar a saúde e a segurança tanto dos requerentes de asilo sob nossos cuidados quanto dos nova-iorquinos que vivem nas comunidades ao redor dos abrigos de emergência que administramos. Essa política permitirá uma gestão mais eficiente da capacidade dos migrantes aos cuidados da cidade”, afirmou a administração municipal em um comunicado, nesta segunda-feira (11).

A expansão do toque de recolher ocorre num momento em que a cidade de Nova York enfrenta um aumento da violência cometida por imigrantes ilegais.

No mês passado, um grupo de imigrantes ilegais atacaram dois policiais na Times Square. Um vídeo capturado por imagens de vigilância mostra a ação criminosa, na qual os detidos chutam a dupla de policiais.

Sete acusados de envolvimento no ataque foram indiciados por um grande júri, sendo que cinco foram efetivamente presos. No entanto, devido às leis locais permissivas, a maioria foi libertada sem fiança, segundo o portal National Review.

Mais recentemente, na sexta-feira (9), um adolescente venezuelano, de 15 anos, foi preso após abrir fogo dentro de uma loja de artigos esportivos também em um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. A motivação do crime seria uma confrontação do segurança no estabelecimento por tentativa de furto. O episódio deixou uma turista brasileira ferida.

O detido estava hospedado em um abrigo para imigrantes em Manhattan, segundo funcionários do Departamento de Polícia de Nova York. O adolescente chegou na cidade no outono do ano passado.

Desde 2022, mais de 150 mil imigrantes ilegais entraram na cidade de Nova York em busca de asilo depois de cruzarem a fronteira sul durante a administração de Joe Biden. Mais de 67 mil permanecem no sistema de abrigo da cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]