Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Premiê do Japão se desculpa por doações estrangeiras

Noda admitiu ter recebido "sem saber" 471 mil ienes (US$ 6 mil) de dois cidadãos estrangeiros, mas disse que já devolveu o valor

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, pediu desculpas nesta segunda-feira por ter recebido dinheiro de estrangeiros. O caso ecoa um escândalo de doações que levou à queda de um ministro.

Noda admitiu ter recebido "sem saber" 471 mil ienes (US$ 6 mil) de dois cidadãos estrangeiros, mas disse que já devolveu o valor. "Eu sinceramente me desculpo por causar preocupações e problemas", afirmou. "Prestarei muita atenção de agora em diante para que esses casos nunca mais se repitam."

Segundo o primeiro-ministro, um dos doadores internacionais não identificados forneceu a ele 261 mil ienes ao longo de sete anos até 2006. O outro deu a ele 210 mil ienes ao longo de um período de três anos, até 2003.

Em março, o então ministro das Relações Exteriores Seiji Maehara renunciou após partidos de oposição o pressionarem por causa de dinheiro recebido de outro estrangeiro residente no Japão, uma violação das leis do país.

As leis de financiamento político no Japão impedem que qualquer político receba dinheiro de não japoneses, mesmo de pessoas nascidas no Japão mas que não tenham a cidadania. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.